BLOGJA_&_AMIGOS

VOCÊ PODERÁ DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS, CRÍTICAS SOBRE ESTE BLOG OU A SEU CONTEÚDO, E ATÉ ENVIAR COLABORAÇÕES PARAja.jor@bol.combr NÃO SERÃO ACEITOS TEXTOS OU IMAGENS OFENSIVAS À VIDA PRIVADA DAS PESSOAS (JÁ, A VIDA PÚBLICA...) ! Permitida cópia integral ou parcial dos textos e imagens desde que citada fonte. NÃO ESQUEÇA: VOTE NAS ENQUETES!

domingo, 30 de janeiro de 2011

MANEJO EM CUBATÃO?


Autoridades tratam cotias de forma vergonhosa, humilhante e indigna

* Moésio Rebouças
Que absurdo! O descaso com os animais é gritante!
As autoridades, neste caso a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), o secretário municipal de Meio Ambiente, José Roberto Baldini e a chefe do Ibama Baixada Santista, Ingrid Furlan, não podem tratar os animais dessa forma tão vergonhosa, humilhante e indigna.
Dias atrás acabou a “remoção” de dezenas de cotias do Parque Anilinas para um recinto de alguns poucos metros quadrados instalado no mini-zoológico do Parque Ecológico Cotia-Pará, em Cubatão (SP). Provavelmente algumas cotias ficaram para trás ou morreram, pois a prefeita Marcia Rosa exigiu (depois de uma pesquisa do “IPAT-Instituto de Pesquisa de A Tribuna” onde seu governo era reprovado por mais da metade da população cubatense) que os animais saíssem de lá rapidamente para o início das obras de reforma do Parque Anilinas.

A “retirada” das cotias foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com “acompanhamento” do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
O novo local (com aval do Ibama) para onde as cotias foram “transferidas” é deprimente. O lugar foi feito às pressas e com o “famoso jeitinho brasileiro”: é reduzido, o terreno é cheio de pedras, não tem árvores, a casinha que construíram para as cotias se protegerem das intempéries do tempo são de blocos e com telhados "eternit" (provavelmente feitos com fibras cancerígenas, com amianto), que em dias de calor deve “ferver”. Um ambiente artificial totalmente diferente de onde os animais viviam, que ficava num espaço arborizado, gramado, de 54 mil m².

Vejam as imagens que eu cliquei hoje, sábado, 29 de janeiro, do confinamento onde as cotias estão sobrevivendo. Tudo muito triste! 
Lamentável também a cobertura do jornal "A Tribuna" (o maior da Baixada Santista) sobre a "remoção" das cotias. Se quer ouviram algum ambientalista sério e muito menos foram conhecer o local para onde os animais foram transferidos. Só basearam seus escritos em informações das "autoridades". Péssimo jornalismo! Péssimo jornalismo ambiental!
   ......................................

Quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 - 19h13
Cubatão

Parque Anilinas tem obras reiniciadas nesta quinta-feira

De A Tribuna On-line

Créditos: Carlos Felipe/PMC

A obra de revitalização do Parque Anilinas, em Cubatão, recomeçou nesta quinta-feira após ficar paralisada desde meados de dezembro para a remoção de cerca de 40 cutias. A informação é do secretário municipal de Obras, Silvano Lacerda.

Os atrasos ocorridos também coincidiram com o período de fortes chuvas. De acordo com a Administração Municipal, foi acertado com a empresa responsável pelo serviço um esforço extra para manter os prazos finais previstos.

O secretário afirma que até o fim do ano algumas estruturas devem ser entregues, como as áreas de lazer, quadras, pista de skate e arborismo. A obra completa de revitalização do parque deverá ficar pronta em 2012.

Orçado em R$ 20 milhões, o projeto do Anilinas é ambicioso e promete transformar o parque em uma referência na Baixada Santista como espaço público voltado para o lazer e a prática de esportes e atividades culturais.

   ........................................

Será que mais uma vez vamos fechar os olhos diante do sofrimento de seres que estão sendo violados em seus direitos fundamentais à vida, à liberdade e ao bem-estar?

Endereços "úteis":
• Marcia Rosa, Prefeita de Cubatão: prefeitacubatao@ig.com.br     
• José Roberto Baldini, Secretário Municipal de Meio Ambiente: r_baldini@hotmail.com    
• Ingrid Furlan, Chefe do Ibama Baixada Santista: ingfurlan@gmail.com    
* Moésio Rebouças é jornalista e ambientalista (moesioreboucas@yahoo.com.br)
Leia “Mais de 50 cotias são vítimas da covardia e estupidez humana em Cubatão” em: