BLOGJA_&_AMIGOS

VOCÊ PODERÁ DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS, CRÍTICAS SOBRE ESTE BLOG OU A SEU CONTEÚDO, E ATÉ ENVIAR COLABORAÇÕES PARAja.jor@bol.combr NÃO SERÃO ACEITOS TEXTOS OU IMAGENS OFENSIVAS À VIDA PRIVADA DAS PESSOAS (JÁ, A VIDA PÚBLICA...) ! Permitida cópia integral ou parcial dos textos e imagens desde que citada fonte. NÃO ESQUEÇA: VOTE NAS ENQUETES!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Nova derrubada de árvores em Cubatão

Criminoso corte de árvores 
e vegetação no Parque Anilinas
As fotos em anexo falam por si mesmas. Elas foram tiradas hoje (17 de março), por volta das 15 horas, no Parque Anilinas. As imagens revelam que várias árvores de grande e médio porte foram criminosamente cortadas com a grande reforma do Parque, contrariando o que a Prefeita Marcia Rosa (PT) dizia, que nenhuma árvore seria amputada com o início das obras.

Infelizmente não foi possível entrar no Parque para registrar melhor a cena, mas de longe deu para perceber que Eucaliptos, Palmeiras e João Bolão foram cortados pelas moto-serras e tratores. Outras vegetações menores também.

Só consegui registrar esta estupidez do Poder Público pelo acaso, pois estava passando pela Avenida Nove de Abril e ouvi o barulho das moto-serras. Então falei para mim mesmo que o som só poderia estar vindo do Parque Anilinas, que estavam cortando árvores. Fui lá e não deu outra. A imagem de vários troncos de árvores amontoados é chocante. E somente consegui tirar as fotos porque havia uma abertura no tapume que está escondendo as obras do Parque, do contrário ficaria tudo na surdina.

A Prefeitura vai negar, criar vários subterfúgios, que não sou especialista, que sou louco, ignorante, mas ela cometeu um crime ambiental, sim. E acredito que outros danos ambientais aconteceram - e vão acontecer - ali dentro. Por exemplo, mortes de cotias que ficaram para trás escondidas durante a remoção realizada pela secretaria municipal de Meio Ambiente meses atrás.
Desde que a prefeita Marcia Rosa (PT) divulgou a grande reforma do Parque Anilinas alertávamos que deveria haver um estudo ambiental e de impacto de vizinhança naquele local sério antes de iniciarem os trabalhos, mas não, a prefeita enfiou goela abaixo para a sociedade seu projeto, sem transparência, sem discussão com a população. E a Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Cubatão também se omitiu sobre o assunto. O legislativo cubatense idem. A imprensa da mesma forma. A sociedade também.

Vale ressaltar novamente que a Prefeita disse um ano atrás que não haveria nenhum corte de árvores na grande reforma do Parque Anilinas. E só falou porque eu questionei publicamente alguns aspectos da reforma do Parque, principalmente a questão das árvores, das cotias, da impermeabilização do solo, da perda de áreas verdes e gramadas com tamanha reforma num local nem tão grande e densamente já ocupado. Mas como podemos ver tudo não passou de mais uma bravata desta senhora. Aliás, abaixo um trecho que eu retirei do Portal A Tribuna, da matéria intitulada “Anilinas será reaberto no aniversário de Cubatão”, da última segunda-feira (14/03), onde o secretário de Obras da cidade, Silvano Lacerda, também afirma que “ficarão apenas as árvores”.
"Estamos confiantes. Os trabalhos foram intensificados para conseguirmos entregar tudo dentro do prazo", afirma Silvano Lacerda. Do que existe atualmente, ficarão apenas as árvores, uma pequena capela e os casarões históricos construídos pela extinta Companhia Anilinas de Productos Chimicos do Brasil, na entrada do parque.
Registre-se. Quem ganhou à milionária “licitação” para realizar a grande reforma do Parque Anilinas foi a empresa Logic, mas atualmente estão trabalhando lá várias empreiteiras terceirizadas. Alguma coisa me diz que algo de estranho tem nesta história.
Outro fato. Quando lançou o projeto da grande reforma do Parque Anilinas a Prefeita afirmou que o local ganharia, entre outras coisas, um Parque Aquático. Mas onde seria tal empreendimento? Qual o tamanho?
Não tenho bola de cristal, mas, infelizmente, é o que eu disse quando logo soube deste grande projeto: vai sobrar para a Natureza. E está sobrando.
Triste e revoltante.
Moésio Rebouças