Há poucas semanas atrás, uma chuva forte provocou um deslizamento de terra, pedras e árvores ao lado da cachoeira Véu da Noiva, no Parque Ecológico do Perequê, em Cubatão (SP). A avalanche encheu de pedras e terra várias piscinas naturais do local.
Freqüento as cachoeiras do Perequê a mais de duas décadas e nunca tinha visto algo parecido. Para se ter uma idéia do deslizamento de terra de grandes proporções, da Rodovia Cônego Domênico Rangoni é possível ver o acidente natural ocorrido na Serra do Mar.
O curioso é que a Defesa Civil de Cubatão (ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente) até agora não emitiu um alerta de que aquela área próxima da cachoeira Véu da Noiva está perigosíssima para visitação, que chuvas fortes podem provocar novas avalanches de terra naquele lugar causando vítimas.
As autoridades precisam também alertar os visitantes do Parque que muitas piscinas naturais ao longo do Rio Perequê até a cachoeira Véu da Noiva estão assoreadas de terra e pedras, que é arriscado pular de cabeça sem antes verificar a fundura do local.
Moésio Rebouças, jornalista e ambientalista