BLOGJA_&_AMIGOS

VOCÊ PODERÁ DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS, CRÍTICAS SOBRE ESTE BLOG OU A SEU CONTEÚDO, E ATÉ ENVIAR COLABORAÇÕES PARAja.jor@bol.combr NÃO SERÃO ACEITOS TEXTOS OU IMAGENS OFENSIVAS À VIDA PRIVADA DAS PESSOAS (JÁ, A VIDA PÚBLICA...) ! Permitida cópia integral ou parcial dos textos e imagens desde que citada fonte. NÃO ESQUEÇA: VOTE NAS ENQUETES!

sábado, 10 de dezembro de 2011


[Espanha] Crônica do encontro de estudantes libertários de Zaragoza
Em 2 de dezembro foi realizado na Universidade de Zaragoza o Primeiro Encontro de Estudantes libertários desta cidade. O encontro, que tinha como objetivo principal que estudantes com inquietudes anarquistas nos encontraríamos e trocaríamos experiências e propostas para a criação de um projeto libertário, começou com a exibição do documentário “A Revolução dos Pinguins”. O documentário focaliza as mobilizações estudantis que ocorreram no Chile em 2006, acompanhando as assembléias e manifestações e destacando os acertos e erros do movimento.
Em seguida veio a palestra “experiências libertárias na Universidade de Zaragoza”, que lista as várias organizações anarquistas dentro da universidade, desde a fundação de Estudantes Anarkistas em 82 até o desaparecimento do CUAL (Coletivo Universitário Autônomo e Libertário) por volta de 2004, mostraram qual foram sua trajetória e ações mais importantes, como por exemplo, os tumultos de 1˚ de dezembro de 88, que terminaram com a queima do escritório de Ibercaja no campus. Embora o contexto social tenha mudado ao longo dos anos, o espírito do movimento estudantil deve permanecer o mesmo, reunindo toda a comunidade universitária, transcendendo as meras demandas estudantis e fazendo um trabalho de base.
Na parte da tarde começou o debate, com a participação de umas vinte pessoas. No debate se revelou a ausência total do movimento libertário na Universidade de Zaragoza e sua conseqüente falta de visibilidade. Falou-se da necessidade de nos organizar em assembléias, para que possamos começar a construir uma alternativa libertária.
Assim, após a exposição de diferentes pontos de vista e inquietudes dos participantes do debate, se decidiu criar a Assembléia Libertária de Estudantes, cujas prioridades agora são a estruturação de um discurso contra a educação estatal e começar um trabalho de divulgação das idéias anarquistas entre a comunidade universitária, assim como a autoformação e a luta contra os meios de coerção dos quais o Estado faz uso em instituições de ensino.
A Assembléia se reunirá novamente nesta sexta-feira, às 16h, no quarto andar da Interfaculdades, juntamente com a sala de coletivos, para seguir discutindo as propostas e trabalhando na construção de uma formação estudantil anarquista e na resistência contra as investidas do capitalismo.
Para mais informação, consulte nosso blog: http://alezgz.wordpress.com
agência de notícias anarquistas-ana
Belo e majestoso
Adormece na estrada
o jequitibá.
Conceicão Chaves

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CASO MESALINHO FAZ MAIS UM ANIVERSÁRIO...IMPUNIDADE EM GUARUJÁ SP

18/10/2006 - 22h29

Promotoria recebe novo vídeo com denúncias contra vereadores do Guarujá

Publicidade
MARIANA CAMPOS
da Agência Folha, em Santos

O Ministério Público do Guarujá, no litoral paulista (87 km a sudeste da capital), recebeu na segunda-feira (16) um novo vídeo envolvendo vereadores acusados de participar de um suposto esquema de corrupção na cidade. Com esse, são sete os vídeos recebidos pela promotoria sobre o caso.

Esse vídeo foi encaminhado à Promotoria pelo vereador de oposição Luiz Carlos Romazzini (PT), com um pedido de providências e cópias de boletins de ocorrência que registram ameaças por ele sofridas.

Segundo Romazzini, o vídeo mostra falas de uma vereadora que deixam claro as desavenças entre eles e a "possibilidade de atentar contra a vida" dele.

O suposto esquema de corrupção veio à tona por meio de um vídeo gravado na Câmara Municipal. As imagens mostram o ex-presidente da Casa distribuindo dinheiro aos vereadores. A propina serviria para apoiarem projetos do prefeito Farid Said Madi (PDT).

Imagens

Outros seis vídeos serviram para embasar uma ação civil pública proposta pelo MP no dia 11 de outubro. Na ação, os promotores pediram o afastamento de 11 pessoas, entre elas o prefeito.

Todos os vídeos foram gravados pela mesma câmera escondida em uma televisão no gabinete da Presidência da Câmara. Ao menos dois deles não foram divulgados pela imprensa.

Esse último vídeo ainda não foi anexado ao processo, mas com base nele a promotora de Justiça e Cidadania Juliana de Sousa Andrade protocolou petição reafirmando a necessidade de afastar os vereadores acusados de envolvimento no caso.

O promotor criminal Antônio Benedito Ribeiro Pinto Júnior, que tem trabalhado com Andrade, disse que ainda está analisando as imagens.

Segundo o MP, ainda não há informações oficiais sobre quem teria feito as gravações. O prefeito nega qualquer tipo de acordo financeiro com os vereadores e não tem atendido a imprensa.